Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

15 de Abril, Dia Nacional da Conservação do Solo


Hoje, 15 de abril, é comemorado o dia Nacional da Conservação do Solo. A criação desta data foi uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e instituída em 13 de novembro de 1989. O objetivo da comemoração é gerar um pensamento crítico na população sobe a importância da correta utilização e de conscientizar sobre o que provoca a poluição do solo.

Qualquer tipo de deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento de substâncias e produtos poluentes, em estado líquido, gasoso ou sólido, nos solos e subsolos deve ser combatido.

A natureza leva de 200 a 400 anos para formar uma camada de apenas 1 cm de solo, mas o mau uso e manejo do solo degrada o mesmo por erosão hídrica numa taxa muito maior que sua formação, principalmente em regiões subtropicais/tropicais úmidas como as brasileiras.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura estima que 33% dos solos do mundo estão degradados, principalmente por erosão, compactação e contaminação. Com conscientização, podemos evitar a contaminação do solo e exigir dos agentes públicos políticas de conservação desse recurso.

Conscientize-se e preserve. Compartilhe a importância desta data!

Fonte: Giovanna Fermam, Comunicação CAU/MT