Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091 - Campinas, SP
19 3246-1045  |  19 97172-5207

NOTÍCIAS

Saiba mais sobre o Tratamento e Destinação Final dos Resíduos dos Serviços de Saúde


O tratamento e destinação final dos resíduos dos serviços de saúde, também conhecidos como resíduos de serviços de saúde (RSS) ou resíduos de saúde, são procedimentos essenciais para garantir a segurança ambiental e proteger a saúde pública. Esses resíduos são gerados em instalações de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios médicos, e podem incluir materiais contaminados por agentes biológicos, químicos e radioativos.


Os principais objetivos do tratamento e destinação final dos resíduos dos serviços de saúde incluem:

Proteção da Saúde Pública: 
Evitar a disseminação de doenças infecciosas e proteger a saúde das pessoas envolvidas no gerenciamento e manipulação dos resíduos.

Preservação Ambiental: 
Minimizar o impacto ambiental causado pelos resíduos de saúde, prevenindo a contaminação do solo, da água e do ar.

Conformidade Legal:
 
Atender às regulamentações e legislações locais e nacionais que estabelecem diretrizes específicas para o manejo adequado dos resíduos de saúde.


As etapas no tratamento e destinação final dos resíduos de saúde incluem:

Segregação na Fonte:
 
Os resíduos são segregados na fonte de geração, classificados de acordo com sua natureza (biológicos, químicos, radioativos, etc.) e acondicionados em recipientes apropriados.

Coleta: 
Os resíduos são coletados de maneira segura e transportados em recipientes adequados, evitando vazamentos ou contaminação durante o processo.

Tratamento: 
Dependendo do tipo de resíduo, podem ser aplicados métodos como incineração, autoclavação (esterilização a vapor sob pressão), desinfecção química, entre outros, para reduzir os riscos biológicos e químicos.

Destinação Final: 
Após o tratamento, os resíduos são encaminhados para a destinação final adequada. Isso pode envolver a disposição em aterros sanitários especiais, incineração controlada ou outras opções seguras e regulamentadas.

Monitoramento e Regulamentação: 
Autoridades locais e nacionais geralmente monitoram e regulamentam as práticas de tratamento e destinação final dos resíduos de saúde para garantir conformidade com as normas.


A Eco-Vallore é especializada em atender Hospitais, Unidades Básicas da Saúde, Laboratórios, Centros Médicos, Clínicas Odontológicas e Veterinárias, Farmácias, Drogarias e todos os demais estabelecimentos que geram resíduos dos serviços de saúde dos grupos A, B e E, oferecendo os serviços de coleta, transporte, tratamento térmico para inativação biológica e  a posterior destinação final em aterro sanitário classe II.

De acordo com a RDC ANVISA nº 222/2018 e a Resolução CONAMA 358/2005, são definidos como geradores de resíduos de saúde (RSS), todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de atendimento domiciliar e de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; produtores de materiais e controle para diagnósticos in vitro; e unidades móveis de atendimento à saúde.

Entre em contato com nossos Consultores:
19 3246-1355 | 19 97172-5207
comercial@ecovallore.com.br

Rua Francisco Ceará Barbosa, 1091
Chácaras Campos dos Amarais - Campinas, SP